Desde 1984
Nascemos em Portugal há mais de 35 anosJosé Manuel Dias da Fonseca,Global CEO da MDS, foi distinguido pela FERMA - Federation of European RiskManagement Associations como o melhor líder do ano no setor da corretagem deseguros, reconhecendo o trabalho realizado na promoção e dinamização da gestãode risco. Esta foi a primeira vez que um português foi distinguido nos EuropeanRisk Management Awards.
Uma das principais consultorias de risco e controle de perdas do país está de cara nova. A partir 14 de setembro de 2018, a Herco passou a assinar RCG Powered by Herco. A sigla é uma abreviatura de Risk Consulting Group e representa uma mudança significativa para que a companhia, que já conta com atuação global.
"Este é um movimento importante para a consolidação da companhia nos cinco continentes. A nossa natureza de consultoria de risco será mantida, assim como a expertise e eficiência que conquistamos, mas o reposicionamento atrelado ao nome RCG Powered by Herco reafirma a nossa internacionalização e tende a atrair potenciais clientes em outros mercados”, explica Jorge Luzzi, presidente executivo da RCG.
José Diogo Araújo e Silva é o CFO do GrupoMDS, passando a integrar a Comissão Executiva da multinacional portuguesa líderna corretagem de seguros e consultoria de riscos.
Licenciado em Gestão de Empresas cum laudepela Universidade Católica Portuguesa, tem um vasto percurso profissional nabanca de investimento e capital de risco a nível internacional, nomeadamente noReino Unido e na Península Ibérica. Desempenhou funções em empresas como BPI, Accenture, JP Morgan e Magnum Capital, com uma grande experiência em operações de fusões e aquisições na Europa e em funções de gestão de empresas e investimentos.
Agora, José Diogo Araújo e Silva vai assumir a direção financeira do Grupo MDS, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento.
Gustavo Cruz Quintão, Diretor de Benefícios da MDS Brasil, ministra a palestra "Saúde 4.0: novas tecnologias e inovações para as empresas" no Fórum de Saúde Corporativa MDS do CONARH 2018.
Foi um sucesso! A palestra sobre Saúde 4.0 ministrada por Dr. Gustavo Cruz Quintão, Diretor de Benefícios da MDS Brasil, atraiu diversos profissionais no dia 14 de agosto, no Fórum de Saúde Corporativa MDS do CONARH 2018. Em tom descontraído, o executivo mostrou como se tornar protagonista da própria saúde e deu exemplos de uso da tecnologia a favor do bem-estar e qualidade de vida.
Assista ao vídeo aqui.
Hélio Novaestermina a colaboração com a MDS Brasil.
A MDS faz história nomercado português ao ser o único brokerlusófono entre os apenas 258 que a nível mundial trabalham com o Lloyd’s ofLondon, o maior mercado de seguros especializados do mundo, que reúne os maisreputados profissionais na gestão de riscos emergentes ou complexos. Um claroreconhecimento do contributo da MDS para o setor segurador a nível global emtermos de serviço, eficiência, sofisticação, qualidade e inovação.
O Grupo MDS, através da suaempresa Iberosegur, amplia o seu leque de soluções e competências, criando umaagência de subscrição - coverholder - de seguros especializados, nomeadamenteem ourivesaria, transportes, entre outros.
A MDS reforça o seuposicionamento inovador e de liderança na área de Employee Benefits com a compra de 45% da empresa tecnológica FlexBen,especialista na área de benefícios flexíveis.
Ricardo Pinto dos Santosassume a liderança da MDS Portugal.
A MDS África reforça a sua aposta no mercado africano como início da operação em Moçambique, em parceria com um investidor local.
João Alvadia assume a liderança da MDS África, fortalecendoa estratégia da MDS para este mercado.
A MDS investe em Espanha através de uma joint venture com a Filhet-Allard - doisbrokers que integram a estruturaacionista da Brokerslink. A Filhet-Allard MDS posiciona-se como um forte player ibérico.
A Brokerslink transforma-senuma empresa global de corretagem, abrindo a participação de capital aos seusmembros através de uma oferta privada de ações.
A constituição da sociedadecomposta por 50 acionistas de 40 países demonstra o seu dinamismo e dimensãogeográfica, e representa um marco na evolução da rede colaborativa de brokers criada pela MDS em 2004.
Fruto do nosso contínuo investimento em inovação e tecnologia,tanto em especialistas como em ferramentas, e da clara aposta na otimização deprocessos de gestão, desenvolvemos o Phoenix, um sistema cloud based que permite a gestão integrada de clientes, seguradorese agentes do grupo.
É criada a MDS RE, corretora de resseguro que opera emPortugal, África e Brasil. É um importante passo na estratégia de crescimentodo Grupo e denota a sua contínua aposta em serviços especializados deconsultoria de seguros e risco.
MDS celebra 30 anos com a organização de um evento quereúne no Porto reputados especialistas internacionais do setor.
Jorge Luzzi, um dos maiores especialistas mundiais emgestão de risco, integra o Grupo MDS, assumindo a liderança da Herco Global.
Comuma vasta experiência na área de gestão de risco, Jorge Luzzi foi Group Risk Management Director daPirelli, presidente da FERMA – Federationof European Risk Management Associations, assumindo atualmente apresidência da Apogeris - Associação Portuguesa de Gestão de Riscos e Seguros.
Mário Vinhas junta-se à MDS como Deputy Country Manager. Atualmenteé Deputy Executive Director da MDS Portugal.
Jacqueline Legrand junta-se à MDS, depois de mais de umadécada a trabalhar num grande broker emNova Iorque. Com um vasto know-how eexperiência internacional, é exemplo da capacidade da MDS na atração de quadrosde topo que contribuem para a multiespecialização e visão internacional da nossa equipa.
A Towers Watson seleciona a MDS para estabelecer umaparceria com vista a potenciar um serviço integrado e alargado de corretagem econsultoria na área de Benefícios, aliando a consultoria na área de pensões,saúde e gestão de risco com a extensa experiência da MDS em employee benefits. Esta parceria denota o know-howe a capacidade de resposta da MDS para a junção de sinergias com um player global de referência nesta área.
João Alvadia junta-se à equipa da MDS.
Surge a MLearning com o objetivo de desenvolver e apoiara gestão de conhecimento na área de seguros e risco, capitalizando o nosso know-how, competências e importantesparcerias com players internacionais embenefício dos clientes e do mercado, através de soluções e serviços de training, publishing e knowledge center.
É criada a Herco, empresa especializada em consultoria derisco e Enterprise Risk Management, resultadoda nossa aposta em serviços e soluções inovadores em Gestão de Risco.
Desenvolvemos o Proximity, um inovador portal online desenvolvido para os nossos clientesque permite a gestão da sua carteira de seguros anytime, anywhere. É oresultado da nossa constante aposta na inovação, do conhecimento tecnológico eda ambição de garantir soluções avançadas que respondam às necessidades dosnossos clientes.
A MDS lança a seguradora e resseguradora HighDome, umacativa no modelo Protected Cell Company(PCC), de vocação europeia, a única seguradora portuguesa com este perfil.
Denotaa estratégia do Grupo MDS de disponibilização de instrumentos inovadores detransferência de risco, alternativos ao mercado tradicional de seguros.
MDS compra 50% da Coral, anteriormente detida pelo GrupoSalvador Caetano, dando origem à MDS Auto, o primeiro broker português focado exclusivamente no setor automóvel.
A Lazam – MDS adquire a Quórum,cujo CEO, Hélio Novaes, assume a liderança da MDS Brasil.
O Grupo Suzano adquire 49,99% da MDS SGPS,o que se reflete no reforço e alinhamento da estratégia da estrutura acionista.
É lançada a FULLCOVER, um projeto editorial inovador quese afirma como um importante meio de partilha de conhecimento e de criaçãode cultura nas áreas de seguros e gestão de risco. Desenvolvida pela equipaMDS, fruto do seu vasto know‑how, contacom a colaboração de reputados especialistas internacionais em diversas áreas.
No Brasil sãoadquiridas as corretoras ADDmakler e Miral. Com estas aquisições a MDSconsolida a sua presença nacional, duplicando a sua dimensão.
A MDS está por detrás de mais um projetoinovador no setor segurador em Portugal com a criação da Seguros Continente,uma marca da Modelo Continente Hipermercados que disponibiliza soluções deproteção para particulares através de canais digitais e call center. Esta operação, ainda em atividade, posiciona a MDScomo pioneira em Portugal e um dos primeiros corretores na Europa na venda deseguros com marca de retalho.
A MDS adquire 32% da Cooper Gay (atualEd. Broking), um dos grandes brokers londrinosde resseguro, tornando-se o seu maior acionista. Foi o maior investimento portuguêsde sempre realizado no setor segurador internacional, tendo sido protagonizado porum broker, e traduz a aposta da MDSem assegurar um serviço global, através do acesso aos principais mercados e a know-how especializado.
Realiza-se em Portugal o fórum da FERMA - Federationof European Risk Management Associations, um dos maiores encontros mundiais naárea de gestão de risco e seguros, e que representou um marco na histórianacional do setor.
José Manuel Fonseca, CEO do Grupo MDS, foi ochairman do evento, enquanto presidente da associação anfitriã, a APOGERIS –Associação Portuguesa de Gestão de Riscos e Seguros. José Manuel Fonseca foivice-presidente e membro do Conselho de Administração da FERMA durante vários anos.
Aquisição da Unibroker, através da qual passamosa liderar o setor a nível nacional - posição que assumimos consecutivamentedesde então.
Lideramosa criação da Brokerslink, em parceria com quatro corretores de diferentesgeografias. A partir do Porto foi criada uma rede internacional decorretores de seguros que se transformou num player internacional de referência.
Expandimos a nossa presença nacional com aabertura do escritório de Lisboa através da aquisição de um broker local.
Incorporação na MDS Brasil da corretora Integridade. Com esta aquisição, Jacques Goldenberg, personalidade de referência do setor, junta-se ao Grupo MDS.
O investimento no mercado francês éreforçado com a entrada no capital da Pérouse, prestigiado broker de Lyon, dando origem à Pérouse-MDS.
A segunda aquisição da MDS volta aacontecer no mercado internacional, com a compra 45% da brasileira Lazam detida pelo Grupo Suzano. Hoje estamosentre os maiores brokers do mercadobrasileiro.
Aprimeira aquisição do Grupo MDS acontece no mercado europeu com a entrada nocapital da corretora francesa FirstAssur, um broker de Internet.
Estaoperação, que representa o primeiro investimento português num broker estrangeiro, é um sinal claro daestratégia de inovação, aposta em know-howespecializado, criação de sinergias com playersinternacionais e denota o posicionamento pioneiro da MDS com a entrada numsegmento emergente à época. É um investimento estrutural e que marca o inícioda área de negócios de Affinity, na qual temos hoje uma posição de relevo nomercado nacional.
Início da atividade da Sonae RE, resseguradora cativa doGrupo Sonae com sede no Luxemburgo, gerida pela MDS.
José Manuel Dias da Fonseca junta-se à MDS, assumindo asua liderança. A sua entrada representa uma viragem na liderança estratégica da empresa, associada a umavisão disruptiva, orientada para um posicionamento global de referência na áreade seguros e gestão de risco.
A MDSexpande a sua atividade começando aoperar fora do universo Sonae.
É pioneira ao criar a primeira equipa especializadaem consultoria de risco.
ASonae cria a MDS para gerir os seguros do grupo.